De modo geral, a pesquisa quantitativa fundamenta-se em um questionário e tem como benefício gerar dados numéricos sobre os assuntos. Costuma ser mais aceita para validar decisões de executivos do que a modalidade qualitativa, em função de abrir mão da profundidade em troca da precisão numérica. A adequação de cada metodologia de coleta depende de inúmeros fatores.

Realizamos pesquisas quantitativas com todos os métodos descritos abaixo:

Pessoal Intercept: Essa metodologia de coleta é feita em pontos de fluxo, ou seja, locais de grande circulação de pessoas. Por isso, o ideal são questionários de até 20 minutos, pois as pessoas respondem em pé, em meio a suas atividades cotidianas ao redor de onde foram abordadas. Para públicos específicos, como por exemplo alunos, ficamos em locais estratégicos, como portas de escola. Esse método é recomendado para atingir um público variado rapidamente e para pesquisas que necessitem de grande amplitude geográfica.

Pessoal Domiciliar: Nesse caso, a coleta de dados é feita na residência das pessoas. Por isso, é a metodologia recomendada para questionários acima de 20 minutos. A vantagem desse método é poder obter uma melhor qualidade nas resposta, pois o entrevistado responde a pesquisa com mais conforto.

Online: Pode ser feita através de painéis, no qual pessoas se cadastram e ficam disponíveis para responder pesquisas mediante programas de incentivo, ou pesquisa programática, na qual questionários são disparados a internautas conforme a navegação deles, similar às ações publicitárias online. Nas duas modalidades a pesquisa é feita por meio de autopreenchimento, por isso o ideal é que o questionário não passe de 15 minutos e seja voltado a pesquisar o público com mais escolaridade. Evidentemente, esse método de coleta é mais indicado para mapear perfis mais conectados.

Telefônica: Em geral, pesquisa telefônica é feita por CATI (Computer Assisted Telephonic Interview), na qual uma programação é seguida pelo entrevistador em uma Posição de Atendimento telefônico. Ideal para pesquisa com Pessoas Jurídicas, especialmente quando o cliente possui um banco de dados de contato.