A pesquisa qualitativa é um instrumento para coleta de dados com maior profundidade e de maneira exploratória. São várias metodologias fundamentadas em amostras de poucos indivíduos, mas realizadas de forma bastante pessoal e próxima.

As principais pesquisas qualitativas que realizamos são:

Grupo de Discussão: É uma das metodologias mais tradicionais de pesquisa qualitativa. Ideal para validar comunicação, testar propaganda ou conceito de produto, avaliar a reputação de marcas e empresas ou mesmo de serviços públicos. É recomendável como primeiro passo antes de fazer pesquisa quantitativa. A duração padrão é de 1:30h, mas pode ser alongado até 2h. Em geral, são compostos de 8 participantes sempre moderados por um profissional qualificado do Data Popular. Normalmente, sugerimos fazer pelo menos 2 Grupos de Discussão por praça e, se possível, por perfil, pois um só grupo pode ser muito diferente do que de fato pensa aquele perfil, com dois grupos temos uma segunda opinião das observações.

Entrevista em Profundidade: É uma conversa entre o pesquisador e alguém que seja especialista em um assunto. Recomendamos, em geral, para perfis que são muito difíceis de colocar em um grupo (ex.: juízes, alta gerência e diretoria) ou para abordar assuntos muito especializados ou delicados. As entrevistas podem ser telefônicas ou presenciais, conforme a maior conveniência para o entrevistado. São realizadas sempre por um profissional qualificado do Data Popular, preferencialmente com formação em jornalismo, sociologia, antropologia, psicologia ou conhecimentos afins.

Consumidor Misterioso: Essa metodologia é muito útil para os casos em que temos que avaliar no atendimento o cumprimento de normas e padrões de procedimento. É uma ferramenta importante para a validação de processos internos de uma empresa.