Workshop é uma reunião de trabalho realizada com o objetivo de abordar conjuntamente respostas a questões específicas do cliente.

A gama de questões normalmente abordadas incluem a proposta de solução para problemas, aprendizado de novas informações, análise de conteúdo, dentre outras.

Para tanto, um grupo pré-selecionado de executivos do cliente e de seus parceiros estratégicos é convocado a participar ativamente na consolidação de um material com resultados práticos e acionáveis.

Como em um laboratório de design, toda a abordagem do workshop buscará a solução das questões de forma coletiva e colaborativa, mesclando diferentes experiências através de dinâmicas que estimulam interação, diálogo, troca de ideias e confronto mediado por um facilitador treinado.

No Data Popular, propomos que todo e qualquer workshop inclua as seguintes fases:

  1. Imersão
    podendo incluir desde uma palestra até apresentação de desk resarch, visitas etnográficas, grupos de discussão interativos, dentre outras formas de aprendizado sobre a questão em pauta
  2. Construção e Desconstrução
    dinâmicas que convidam os participantes a realizar uma jornada em busca de diferentes caminhos, alternativas, possibilidades, estimulando a convergência de propósitos a partir de um conjunto divergente de ideias, valores e experiências
  3. Concretização
    exercício final para elaboração de resultados, podendo neste momento contar com a participação de algum especialista em storytelling e/ou design de protótipos, buscando expressar além de números, mas em uma de forma visual, gráfica as informações aprendidas  e a recomendação dos próximos passos.